sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O LOBO DO HOMEM NASCEU APTO?

No meio de tantas tarefas, faltou a este blogspot tempo para um post mais elaborado. Hora da gaveta, mas sem maracujá. Bem fresquinha essa tradução de nota de rodapé. Consta da edição original, mas falta na de língua portuguesa que circula por aí. Mistura de "born to be alive" com academia de musculação tipo "fitness center", ou seja, coisa de alcatéia.



HOBBES, Th. De cive.

Nota ao final da seção II, do cap. I [born fit]

Já que agora vemos verdadeiramente uma sociedade constituída entre homens, nenhum dos quais vivendo fora dela, desde que vemos todos a desejar reunião e mútua correspondência, pode parecer um extraordinário tipo de estupidez colocar bem no limiar dessa doutrina um impedimento diante dos leitores, como a negar que o homem nasceu apto para a sociedade: portanto, eu devo dizer simplesmente que é de fato verdade que, para o homem, por natureza, ou enquanto homem, isto é, assim que ele nasce, a solidão é uma inimiga; pois as crianças precisam da ajuda dos outros que as ajudem a viver, e aqueles de idade mais madura precisam dos outros para ajudá-los a viver bem, motivo pelo qual eu não nego (mesmo que a natureza obrigue) que os homens desejem se encontrar. As sociedades civis, todavia, não são meros encontros, mas vínculos, para cuja formação são necessários a fé e os pactos. A virtude é completamente desconhecida das crianças e dos tolos, bem como o proveito é estranho àqueles que não provaram as misérias que acompanham suas falhas; donde acontece que aqueles, por não saberem o que seja a sociedade, não podem entrar para ela; estes, por ignorarem os benefícios que ele traz, não lhe dão atenção. Fica manifesto, por conseguinte, que todos os homens, por causa de nascerem na infância, nascem inaptos para a sociedade. Muitos também (talvez a maioria dos homens), seja por falha mental ou por falta de instrução permanecem inaptos durante todo o curso de suas vidas; ora, as crianças – tanto quanto aqueles de idade madura – tem uma natureza humana; por isso o homem é feito apto para a sociedade não pela natureza, mas pela educação: mais ainda, embora o homem tenha nascido em tal condição de modo a desejá-la, não se segue, que ele por conseguinte tenha nascido apto a entrar para ela, pois uma coisa é desejar e outra é estarmos aptos na capacidade para o que desejamos; pois mesmo aqueles, que por causa de seu orgulho, não se inclinam a condições iguais, sem o que não pode haver sociedade alguma, ainda a desejam, de fato.

(p. 44 e 45 da edição de Howard Warrender, Oxford)

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E o desenho a seguir é também novinho, fruto de idéia besta ou bestamente filosófica, embora a mera inversão não chegue ainda aos pés da centopéia dialética. Fazer o quê?

lesson one



Qual é a graça?

Podem escolher uma:

tri graciosas minas


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