domingo, 12 de março de 2023

FEIO E GROTESCO: TESE CITA MEU ARTIGO TOP TREND

 

 

Vejam que bela coincidência, em meio a muita feiúra e sujeira...

Eu, que não pago para ver quantos e quienes me citam em teses, passo de vez em quando pelo google e digito meu nome completo entre aspas. Uma sapeada básica. Ver como anda a repercussão.

RICARDO  ZOLLINGER ZANIN

O GROTESCO NAS HISTÓRIAS DE QUADRINHOS DE MARCATTI

UEL - LONDRINA - 2016

Acabo de ver, talvez com atraso, que um estudioso da comunicação utilizou um texto meu para analisar a obra em quadrinhos de um desenhista de gibi, nascido em 1962: Marcatti.



E creio também que o autor da dissertação, a partir da leitura de meu ensaio, ampliou suas fontes de consulta, pelo menos Kayser e Muniz Sodré, já que Bakhtin e Rabelais são mais lidos por outros motivos, na academia. Figurinhas carimbadas. 


O texto sobre o “Grotesco” foi solicitado por um grupo de psi-cólogos / quiatras / analistas da UFRGS, que eu frequentava em 2001. Altos papos, no pós-doc andarilho, sobretudo com Caon e Nikos. O texto também foi apresentado em evento de estética, organizado na Federal de Santa Maria. Márcia Tiburi, também na contra-mão do belo e do sublime, falou sobre o feio.

Esse texto no site da UFRGS ficou aluns meses ou anos nas cabeças, top trends. E até minha imagem passou a ilustrar o tema...pois a Leca Cangussu me chamava com vírgula: "Bento, o Grotesco..." De boa. Tenho um lado aí meio Crumb.

O texto foi publicado também com gasto de papel e tinta pela excelente revista Veritas, da PUCRS, em Porto Alegre, volume 50, número 2, 2004. E pode ser lido lá online também:

O (mau) gosto e o grotesco

Autores

·         Bento Itamar BorgesUniversidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG,

DOI: 

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2004.2.34562

Palavras-chave: 

Grotesco. Teoria crítica. Estética.

 

Podem ler, que não vai doer nada...

[40 downloads teve esse texto no ano passado. Desde 2004, não faço idéia... Já o ousado ensaio em que aproximei Hegel e Goethe... teve 120 downloads em 2022... ]


Well, eu disse que essa é uma bela coincidência, pois estou ajuntando meus desenhos (tiras, charges) publicados em jornais, entre 1980 e 90... O colega Chico é o cuidadoso editor de uma coletânea em andamento. 






Chico já organizou duas mostras de cartunistas de Udi



"Feio é bater na mãe por causa de mistura!"






Nenhum comentário: