sábado, 17 de setembro de 2022

CARTAS ENTRE FILÓSOFOS - TINTA SOBRE PAPEL

 Ainda não sei quais vou digitar primeiro, em que ordem, sob qual critério. Por enquanto, apenas a listagem. 


CARTAS – BRIEFEWECHSEL von und an Herr Borges

 

6 5 1982 Bento a Valério Rohden (datilog, copia, 1 f. pede trancamento de matricula)

12 1 1984 Marisa Cherubini (datilografado, com PS. Musse disse que não entendia letra dela – sobre minha nota em exame de língua estrangeira e noticia de Stein e outros)

23 5 1984 Regina (Weber?) Colantoni (?), datilografado, com noticias da Pedagogia, UFU

14 6 1984 Marisa Cherubini, secretaria da pós UFRGS, Porto Alegre (manuscrito, uma folha, sobre vinda de Prof. Antonio Marques, Critica do juízo, Coimbra)

15 3 1985 Marisa Cherubini (manuscrito, sobre bolsa e formulário enviado)

26 3 1985 Bento a Danilo Marcondes (datilografado, Xerox, 1 f, sbore minha dissertação e pedido de bibliografia)

31 3 1985 Danilo Marcondes a Bento, RJ,( em resposta a carta minha do dia 26, manuscrito, 2 folhas; sobre artigos, bibliografia, Habermas, evento no Rio)

19 8 1986 Micheloto a Bento e Frau, Sampa, ( manuscrito, duas folhas, assuntos familiares, pergunta por tio Bagageiro)

16 3 1987 Bento a Barbara Freitag (datilogr, 2 f., sobre planos de doutorado)

10 10 1987, RJ, Flavio Beno Siebeneichler; manuscr, 1 folha, informa que recebeu e leu minha dissertação de MS e sugere que continue tema em DR e pede artigo para numero especial da Revista Filosofica Brasileira, nº especial sobre Habermas.

26 11 1987 Bento a Flavio Beno Siebeneichler, sobre artigo encaminhado on Habermas e uma cantada para doutorado meu no RJ, 89...

26 11 1987 Bento a Alvaro Valls ( datilograf, 1 f., sobre nossa revista Edufilo, enviei exemplar e pedi artigo)

25 1 1989 Bento a Rejane Carrion (datilogr, copia, sobre temas de curso com ela e artigo e resenha que eu publicaria;  Faria; uma cantada pra ela enviar resenha p nossa revista)

26 1 1989 Bento a Stein (datilogr, copia, uma pag; sobre exemplar que encaminhava de minha trad do Geuss, mais planos para doutorado e saudades do ambiente acad Ufrgs)

10 9 1989 Bento a Olinto Pegoraro, UFRJ, from Udi (datilogr, sobre minha particip no evento preparatório da vinda de Habermas)

10 9 1989 Bento a Sergio Pinto/ Cefla (datilogr 1 f, sobre Nucla)

13 10 1989 Bento a Arthur Virmond de L Neto, positivista de Curitiba ( datilogr, 1 f, sobre minha aceitação de convite deles para evento em 90)

6 9 1990 Bento a Maria Cecilia (datilogr, 1 f, sobre minha resenha de livro dela e sugiro nomes de Valls e Rubens RN para coletânea sobre ética q ela ia organizar)

21 9 1990, Aachen, Raul FB a Bento; carta datilogr timbr 1 folha, (sobre planos meus de DR, recomenda CCYdel, do Zea, com endereço)

12 10 1990 Bento a D. Pfeiffer (carta datilogr, cópia; 3 folhas; sobre Dr na Alemanha)

28 10 1990 [a data da carta é 99, mas pelo assunto deve estar errada] Dietmar Pfeiffer a Bento (datilogr em papel timbrado Uni Münster, 1 folha; sobre meus planos de DR.)

30 10 1990, Udi, Bento a Leopoldo Zea, carta datilogr, em español, 4 folhas,( sobre plano de DR no Mexico em tempos de Nucla)

7 11 1990, Udi, Bento a Raul FB; datil 1 folha (sobre planos de DR no Mexico, cita carta enviada a Zea)

16 11 1990, Aachen, Raul FB a Bento, datilogr, 1 folha (sobre convite a ele pra vir a UFU, aceita... para 91 – nunca veio, por falta de agilidade da UFU – a não ser que tenha vindo quando estive fora)

16 11 1990, Aachen, Raul FB a Leopoldo Zea, carta Kopie, 1 folha, timbrada, Missionswiss..., (carta de apresentação de Bento a Zea)

20 11 1990 Bento a D. Pfeiffer (carta datilogr., 5 folhas; sobre planos de Dr)

27 11 1990 Bento a Zea, Leopoldo, México (carta curta, datilogr; sobre fax enviado, cobra resposta sobre Dr – nunca veio...)

28 11 1990, do Cela, Münster Uni, folha longa contínua, ilegível, apagada,  responde fax de 20 11 1990 sobre planos de Dr, cita um tal prof. Eikelpash...

11 12 1990 Diretor do Lateinamerika Zentrum, Münster a Bento (fax, sobre contato com Prof. Pfeiffer e ... ajeitando um lugar pra meu Dr na Alemanha ...)

1 8 1991 Bento a Osvaldo Freitas de Jesus (datilogr, cópia, 6 páginas,  longa analise de nossas relações intelectuais, em torno de... Heidegger inclusive, incl. Ao evitá-lo)

23 4 1992 Bento a Fatima Santos, Poa (datilografada, sobre artigos da Revista Educaçao e filosofia, em que ela trabalhava)

6 5 1992, de Renato Oliva para Bento, manuscr, 5 fohas pequenas, sobre planos acadêmicos, inclusive Kant e Freud, pede que eu envie textos de Levinas

3 6 1992 Bento a Valério Rohden (datilografado, copia em carbono, sobre plano de estudos na Alemanha, carta de recomendação dele, agradecimentos)

23 7 1992; de Bento pra Flickinger; 5 paginas, datilogr, sobre disciplina on Hermeneutik que fizemos na UFRGs, naquele ano ou no anterior.

21 9 1993 Bombassaro a Bento, de Freiburg (postal antigo, com noticias de seu Dr e novo end, q é o mesmo de hans haufe..)

14 12 1994 (?) Hohenbostel, Dona Buchholz para Bento e família; carta familiar com imagem de Natal

29 12 1995 Bento a Türcke, Udi (impresso, 1 f, sobre caps da tese, prontos e por fazer)

24 7 1997 Raul Fornet-Betancourt a Bento (manuscr, 1 f.; em alemao, sobre resenhas minhas e pavonices dele)

9 10 1997, Alvaro Valls para Bento, email curto, sobre minha impossível defesa de Dr na Ufrgs, conforme conversa dele com Stein

15 10 1998, Raanan Rein, Tel Aviv University, para Bento; datilogr, 1 folha, sobre minha intenção de publicar em revista deles

26 11 1998, de Bento para Valerio Rohden; digit, duas folhas; apresento departamento da UFU e convido para escrever na revista eDufilo e para conferencia na Ufu

3 12 1998; de Bento pra Leonardo Vieira; uma folha, digit, convido-o para evento na filosofia UFU

16 12 1998, de Valério Rohden para Bento, email curto, em que concorda vir a UFU e dar uma entrevista pública, com perguntas previamente lidas, etc. (anexo com perguntas preparadas pelo Prof. Marcos Seneda)

17 5 1999 Ricardo Navia a Bento, Porto Alegre, (manuscrito; assunto: artigos)

18 11 1999; de Bento a Valerio Rohden; uma folha manuscr, com assunto acadêmico e familiar (agradeço visita dele a UFU, refiro-me ao Panga e a nova casa nossa, em construção)

26 11 1999 Rodrigo Duarte a Bento (email curto, com endereço de Martin Jay – cessão de copyright de texto traduzido - e agendando conversa nossa sobre minha tese DR)

8 5 2000, Rodrigo Duarte para Bento, email curto sobre curriculum lattes e greve na UFMG

14 6 2000, De Marcia Castro, Defil, para Norma, secretaria da UFMG; confirmando data de qualificação de meu DR, em 15 de junho, 2000 (problemas com a comunicação desde entonces...)

5 7 2000 Muna a Bento, Udi, (Shirley Paes Leme, digitada, confirma minha participação em evento com minha conferência “Pato Donald  e Mickey Mouse na filosofia”)

24 8 2000, Udi, de Ricardo Micheloto para Bento, 1 folha manuscr; sobre evento em Ituiutaba: provavelmente concurso de contos... Sueco seria ele, pseudônimo?

18 9 2000; Micheloto a Bento, manuscr, 1 folha, sobre Livro do Vilela e concurso de contos

25 10 2000, Rodrigo Duarte para Bento, email curto, comenta defesa do DR – ocorridaduas semanas antes - e circunstancias raras

19 11 2000, Sofia Stein a Bento, manuscr, meia pagina, um gentil bilhete , de passagem por Udi, Catolica

21 5 2002, Valerio Rohden para Bento, manuscr, 1 folha peq, sobre atestado que me enviou e sobre meu artigo que ele ia deixar na revista da Ulbra (foi publicado)

23 5 2003, Jayme paviani para Bento, email curto, sobre meu livro do pós-doc, que ele viria a publicar

5 6 2003 Vani Rezende a Bento (email curto, sobre planos dela, bolsa, projeto e meu tempo perdido com trad de Adorno, Satars down on earth)

4 9 2003; Michleto a Bento, datilogr, meia pag., sobre contos e tormentos do tempo e da forma

25 9 2003; Edmilson a Bento; email curto, sobre projeto dele de livro pra homenagear Stein, aos 70 [enviei minha contribuição, talvez sobre melancolia, mas nunca soube noticia...]

8 10 2003 Rodrigo Duarte a Bento, email curto (convite pra banca de Romero)

1 11 2004 Joao Carlos Brum Torres a Bento (email curto sobre meus convites a ele: artigo e aula inaugural de nosso mestrado na UFU; o que não rolou)

22 11 2004, de Caon pra Bento, email curto, sobre minha ida ao Forum social em Poa

24 11 2004 Bento a Ricardo Navia (email curto, sobre  endereços, eleições aqui e lá, UY, anpof)

30 11 2004 Gabriel Setti a Bento (email curto, com endereço para carta de recomendação)

14 12 2004, Luiz Alberto Hebeche; email curto, sobre sacanagens de Capes e Cnpq, com os nomes dos mafiosos

23 12 2004 Bento a Bombassaro (com resposta dele / email; assuntos: Alemanha, artigos, Forum social em Porto Alegre – de fato fomos e nos hospedamos com ele, na Cidade Baixa)

28 12 2004, Gabriel Setti a Bento; email curto; cobra carta de recomendação

5 1 2005 Bento a ISS, Holanda (?) (digit, 1 f., carta de recomendação para Gabriel Setti, em inglês )

16 2 2005, Adriano Naves de Brito a Bento e outros ligados à revista Philósophos (sobre sua editoração, com novo endereço em Porto Alegre – “sobre o meu cadáver” diria depois o Gonzalo Palácios e repetiria...)

8 3 2005; de Bento a Pedro Eustáquio; carta manuscrita, 1 folha, enviada por mãos indígenas e... jamais entregue ao compadre

9 6 2005 Bento a Raul F-B (email + de 1 p, sobre resenha que fiz p ele e pedido p ele resenhar meu livro tese, o que não aconteceu; falta de reciprocidade...)

10 7 2006; de Renata Carone, uma desconhecida da PUCSP, para Bento, autor do ensaio “a figura de Ulisses na dialética do escl”; pedindo cópia

28 9 2007, Alfredo Culleton para Bento, email curto,  agradece parecer meu a artigo para Revista Controvérsia, deles, na Unisinos

16 6 2012, de Bento para Fundaçao de ciência e tecnologia, Portugal, digit, 2 folhas; carta de apresentação para Francielle Vieira

Sem data:

 

2001 a 2008, de Hans haufe

2002... de hans haufe, com o Grillito valeroso no verso

2002... de hans haufe, familiar

2004, dezembro, de hans haufe fala de MG, revista Humboldt, etc.

2004... de Ricardo Musse para Bib, sobre minha tese publicada, passa endereço Rua Tucuna SP

2005... de Isac Nikos sobre tese dele que eu iria argüir

2008, circa, de hans haufe, com modelo de solicitação de vinda dele

2009, depois da palestra na UFU, de hans haufe

2011, De Fabio Coelho, circa 2011, bilhete sobre cordel – Filosofia do paidos - que me enviara de Campina Grande e sobre cachaça e conhaque...

2012, circa. Francielle envia comprovante de trabalho nosso apresentado em Praga (not Braga)

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

Allan disse...

Caro professor, como vai? Sou doutorando em Letras na USP. Venho realizando pesquisa sobre o aforismo moderno como gênero filosófico. Tive contato com seu livro sobre os gêneros. Gostaria de parabenizá-lo e, se for possível, solicitar seu e-mail. Tenho bastante interesse em sua produção. Um grande abraço.

Allan
all.alves112@gmail.com