sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"A EPISTEME ATUAL É MUITO CHATA"




Udi. 6.5.92

Prezado B.:

É um prazer receber notícias suas. Não escrevi antes por absoluta falta de tempo. Mas não esqueci. No final da carta falo dos textos que gostaria que você enviasse. Espero que tudo esteja correndo bem aí no Sul.
Aqui no cerrado as coisas têm ido bem [<destaques editados neste blog]. Tenho trabalhado num bom ritmo e estou concluindo a pesquisa Kant-Freud. A leitura e a reflexão têm me absorvido e feito esquecer um pouco da chatice da “crise”.

Em relação ao trabalho, ainda, a leitura Kant-Freud foi muito gratificante e a conclusão tem me levado a alguns pontos possíveis para uma tese de doutorado. Em 1º lugar a correlação entre o mecanicismo de Newton e a Teoria da Relatividade em Einstein. Isto me leva a problemas em torno da História da Ciência. Mas temo que enveredar pela Teoria da Relatividade talvez fosse um tanto quanto indigesto.

Em 2º lugar, buscar esta reflexão sobre a ciência ao nível da Filosofia; no caso Henri Bergson. A opção por Henri Bergson tem me parecido mais prática.

No mais, tenho tido um bom tempo para a boa leitura e a boa música*, reclamando um pouco do isolamento intelectual aqui do Planalto Central.

Os textos que me interessam do Lévinas são os seguintes:
1.       O diálogo judaico-cristão. (não é de Lévinas;  é texto da mesa-redonda)
2.       O desejo em Lévinas e Lacan
3.       Kant e Lévinas
Tenho feito algumas leituras sobre psicanálise, judaísmo, cristianismo.
Bom, estas são as idéias que têm ocupado minhas preocupações de filósofo atualmente. A “episteme” atual, pós-moderna, ou seja lá o que for, é muito chata. A Filosofia nos oferece esta <possibilidade de> volta a #### tempos mais interessantes.

Agradeço a gentileza da remessa dos textos de Lévinas.

Abraços a você e família.

Renato.

[endereço]
(Isto fica atrás do shopping, entre 2 fazendas)

*Renato tinha muitos discos de Jazz, sobretudo de Sarah Vaughn e Billie Holiday.
<...> inserção, acréscimo
#### termo rasurado (talvez fosse “novos”)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Homenagem ao Prof. Renato Oliva (UFU) - publicação póstuma de uma carta sua, reencontrada em  maio de 2008, dentro de um livro de Heidegger, junto ao texto "Carta sobre o humanismo".

Nenhum comentário: