TOP OF THE MIND e NEUROFILOSOFIA
Este blog não participou ainda de nenhuma edição de Top of the mind. Esquema manjado, tipo revista ilustrada de cidades medianas, com dez páginas de coluna social. Logo depois de uma matéria sobre as virtudes do chá verde, na página ao lado está um deslavado comercial de casa de chá. Verdes, as uvas estão verdes, caro Esopo. E vamos, sim, desdenhar do cavalo ruim de dentes, que não podemos comprar. Ou como cantava o grupo Mutantes: “Eu vou sabotar... top! Top! Top! Lari, lari...” (E o Fradim, do Henfil, dava tapa no copinho formado pela outra mão: top, top – no Pasquim do Gip-gip Nnheco-nheco...)
O blog do filósofo do cerrado não ganhou nem menção honrosa nos últimos Tops. Topo. Toppo. Toppo Gigio. Toppolino: Fiat italiano antigo. Se nosso blog não é top, never mind.
Compras. É disso que se trata: mercado. Os publicitários e eempreendeedoress querem reforçar as marcas ® no mercado. E alguns ganham dinheiro para registrar sua marca, com ameaças: antes que alguém roube sua marca. Já tivemos a marca JB®, de José e Bento: tch... Para carimbar os bezerros – pobrecitos - , como se diz no Texas, sempre melhor que a cacofonia de “marcar gado”. Não confundir com o uísque JB, que não era nosso. On the rocks.
Por fim, que está na hora. Nem sempre retemos u’a marca como boa lembrança. Sabe aquela imobiliária sacana, que nos explorava com aluguel e multas? Sim, aquela, com marca e logotipo. Ficou em 1º lugar entre as “top ten” de sua memória, justamente por ser uma empresa com a qual você não quer mais negociar.
E o carro DKW? Pra comprar, era decavê, mas na hora de vender: dkH. E o Alfa? Segundo Jason: na subida, nao tem motor; na descida, nao tem freio; e parado, nao tem preço. E aquele som três em um? Concerta, concerta, estraga. E o dentifrício, aliás, pasta de dentes? Pra meu pai, ainda é Kolynos. E quem entende a indústria? No Brasil, Kolynos virou Sorriso, mas a mesma indústria nossa vende Kolynos no Uruguai. E o jipe Mitsubishi Pajero mudou de nome no Cone Sur – lá é Montero, para não virar piada, pois Pajero é chulo.
Bom mesmo é ouvir Mind games, de John Lennon. Essa sim: top ten de quem já foi teen. Psicodélica in xtrem.
Para quem não tem o vinil, o youtube tem várias entradas, tipo esta:
http://www.youtube.com/watch?v=8dHUfy_YBps
E que essa bela canção-com-melodia-distorcida sirva de fundo musical, enquanto o nobre leitor segue adiante. Agora, sim, uma prosa séria. Repasso o convite, a pedido do colega Leo.
Minicurso na Universidade Federal de Uberlândia
29 e 30 de Novembro de 2012 (14 às 17 horas)
Sala da Pós-Graduação em Filosofia (bloco 1U, perto do restaurante universitário)
Prof. Dr. Gabriel José Corrêa Mograbi
Epistemologia, Ética, Estética e Filosofia da psicologia
- interfaces neurofilosóficas
Sinopse de mini-curso: O mini-curso funcionará como uma aproximação pensada especialmente para filósofos de interessantes resultados de neurociência e da possibilidade da análise filosófica apropriar-se destes. Tanto questões sobre o cognição quanto questões éticas serão abordadas sob a ótica da neurofilosofia. Também trataremos de alguns temas que relacionam percepção e linguagem com a questão da valoração estética. Ferramentas epistemológicas, lógicas e matemáticas serão usadas para entender e questionar a validade de protocolos experimentais de experimentos da neurociência e avaliações éticas serão feitas das repercussões e relevância dos experimentos."
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
+ Conferência na Universidade Federal de Uberlândia
29 de Novembro de 2012 (19:30 horas)
Sala da Pós-Graduação em Filosofia (bloco 1U, perto do restaurante universitário)
Prof. Dr. Gabriel José Corrêa Mograbi
Neuroética x Ética da Neurociência
Sinopse da conferência: Diversas correntes de neurofilosofia e filosofia experimental usam experimentos de neurociência para fundarem as bases de suas éticas. Já por outro lado questões sobre o próprio fazer de neurociência parecem exigir cuidados filosóficos meticulosos para o estabelecimento de critérios éticos e uma normatividade da neurociência. Como estas duas formas de relacionamento entre neurociência e filosofia se informam e se realimentam uma à outra? Como é possível distinguir e relacionar estas duas abordagens?"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gabriel J. C. Mograbi é Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela UFRJ com bolsa do CNPq. Durante seu estágio doutoral no exterior (como parte do Doutorado Sanduíche) foi "Visiting Scholar" na University of California, Berkeley sob orientação do "Slusser Professor of Mind and Language" John R. Searle, com Bolsa PDEE-CAPES. Atualmente, pesquisa Filosofia da Ciência e Filosofia da Mente e especialmente a Epistemologia das Neurociências e Neuroética. Dentre as questões da Epistemologia das Neurociências que pautam sua pesquisa, dedica-se especialmente aos seguintes temas: processos de decisão, a relação entre diferentes níveis de processamento de informação, níveis de consciência e mind-reading. Foi agraciado com o Joshi-Bedekar Award for Young Researchers conferido por esta mesma instituição em associação com a World Psychiatric Association, Indian Council of Philosophical Research e Mens Sana Monographs pela ocasião do International Seminar on Mind, Brain and Consciousness na Índia em 2010. É Professor Adjunto na UFMT, ocupando a cadeira de Epistemologia. É atualmente editor associado convidado para um tópico especial sobre análise filosófica de experimentos de neurociência da decisão do periódico Frontiers in Decision Neuroscience ramificação da organização internacional FRONTIERS IN para publicação e research networking com base em Zurique, Suiça. É também revisor e membro do conselho editorial do periódico Philosophy Study da David Publishing Company, situada em El Monte, Califórnia, EUAe outros periódicos nacionais. Tem diversas publicações na área de filosofia da mente e epistemologia da neurociência em revistas nacionais e internacionais.
-------------------------------------------------------------